Veja a lista com coisas que você não vê mais nas novelas
Por Pedro Ivo
As novelas sempre refletiram os hábitos e costumes da vida real. Objetos, estilos, trejeitos e várias outras características que marcam a sociedade daquele momento. Para relembrar algumas curiosidades, listamos cinco coisas que você não vê mais na vida, apenas no VIVA.
“Cenas do próximo capítulo”
Sabe aquela pulga atrás da orelha, que deixa você curioso, louco para descobrir o que está por vir. Era assim que o público se sentia ao assistir "Top Model". Antigamente, as novelas exibiam, ao final dos capítulos, trechos de cenas que seriam vistas somente no dia seguinte. Aquele gostinho de “quero mais”nunca faltava.

Vitrola
Outro exemplo do que não vemos mais no dia a dia é o vinil. A empregada Cida (Drica Moraes), de "Top Model", adora ouvir os sucessos de Fábio Jr. na boa e velha vitrola. Os discos eram a febre do momento e hoje a vitrola se tornou artigo raro, só se encontra em antiquários.

Cigarro
Há 20 anos, ambientes esfumaçados e personagens com cigarros na mão eram cenas comuns nas novelas. As baforadas em locais fechados tinham espaço garantindo na TV, como mostra Aída (Renée de Vielmond), em "Barriga de Aluguel". Atualmente, o fumo em espaços fechados é proibido e o cigarro só aparece na TV em campanhas antitabagismo.

Criança no banco da frente
Criança sentada no banco da frente do carro pode? Na época de Lennon (Igor Lage), isso ainda era possível, em "Top Model", mas os pequenos precisam esperar até os dez anos de idade para curtir uma viagem ao lado do motorista.

Televisão de tubo
"Barriga de Aluguel" volta e meia mostra uma cena onde aparecem televisores de tubo. Com os anos, a tecnologia evoluiu muito e hoje aqueles tambores deram lugar às finíssimas telas de alta qualidade. Se hoje existem inúmeras opções de televisores, na década de 80 essa versão era o suprassumo da época.

Nenhum comentário:
Postar um comentário