quarta-feira, 28 de março de 2012

ALÉM DAS PASSARELAS- TAUMATURGO FERREIRA


Moderador13:39:05
Taumaturgo Ferreira
Taumaturgo Ferreira, de 55 anos, não aparenta que chegou aos 25 anos de carreira. Conservando a aparência jovial, ele acumula no currículo nada menos do que 20 novelas, 4 minisséries, além de filmes e peças teatrais.
Na TV, seu último sucesso foi o Nelito, deCelebridade, que ganhou o público ao misturar português com um inglês "macarrônico" e seu estilo de "boa vida". Expressões do personagem comotake easy e no stress caíram na boca do povo. O ator que havia experimentado o gosto amargo de sair de repente de uma novela - em Renascer, seu personagem Zé Venâncio foi retirado logo no início da trama - pode, então, saborear a fama de ser imitado nas ruas.

Moderador13:39:16
Em 1986, ele participou da minissérie Anos Dourados, em que interpretou Urubu e se tornou conhecido nacionalmente. Três anos depois, integrou o elenco da novela Top Model, na qual foi par romântico de Malu Mader, sua namorada na época.No cinema, Taumaturgo Ferreira teve atuações na década de 80 em Um Trem Para as Estrelas, de Cacá Diegues, e Kuarup, de Ruy Guerra, ambos selecionados no Festival de Cannes. Já no teatro, um de seus maiores sucessos foi Dores de Amores, em 1989, quando também fez par com Malu Mader, a peça falava sobre a relação de um jovem casal.

Moderador13:39:31
Das telonas para as telinhas - Quem pensa que as habilidades artísticas de Taumaturgo Ferreira param no trabalho de ator se engana. Ele tem outra paixão: os pincéis. Ferreira, já ligado às artes cênicas desde a adolescência, sempre desenhou. Começou a pintar de maneira descompromissada, usando tinta acrílica sobre tela e, durante os anos de 1997 e 1998, dedicou-se exclusivamente à pintura, tendo como referência vários artistas, entre eles Iberê Camargo. Depois disso, realizou exposições individuais em capitais brasileiras.Agora, o artista realizara uma exposição em São Paulo, entre 16 de março e 15 de abril, com 28 obras originais que utilizam a técnica de acrílico sobre tela e compõe um acervo de telas figurativas.Ele também é cantor. Há 12 anos costuma se apresentar em bares, boates e teatros, acompanhado pelos violões de Ruy Weber e Rui Godoy, com repertório que inclui Caetano Veloso e Lulu Santos.

Moderador15:05:47
Vera, de Vila Velha, diz: Você é muito versátil, um artista de verdade! Se tivesse que decidir, qual arte escolheria?

Moderador15:07:09
Rosana Abieri, do Rio de Janeiro, diz:Quando surgiu a idéia de ser ator?

Taumaturgo Ferreira15:07:29
Vera, acho que eu seria roqueiro. Compositor, cantor e guitarrista. Uma espécie de Lulu Santos.

Moderador15:07:48
Ana Paula, do Rio de Janeiro, fala: O que é mais difícil contracenar ou decorar textos?

Taumaturgo Ferreira15:08:29
Rosana, quando garoto no colégio. As professoras me colocavam para declamar poesia e cantar. Acho que começou aí.

Moderador15:09:06

Lucas, de São Paulo, diz: Você se identificava com o personagem Nelito? (Divulgação)

Taumaturgo Ferreira15:09:48
Ana Paula, eu sempre tive muita facilidade para decorar. Acho que o mais difícil é viver o personagem com verdade e naturalidade.

Moderador15:10:24
Gil Evangelista, de Curitiba, fala: O personagem Nelito de "Celebridade" se vestia muito bem. A escolha das roupas era sua ou da produção?

Taumaturgo Ferreira15:10:58
Lucas, sim. Eu procuro me identificar com todo personagem que faço, caso contrário, não faço.

Moderador15:11:03
Roseli Viviane, de Itaquaquecetuba (SP), fala: É possível escolher a novela que você mais gostou de atuar?

Moderador15:12:05
Luciana, de Fortaleza, diz: O que o levou a pintar?

Taumaturgo Ferreira15:12:32
Gil, quem escolheu as roupas do personagem foi a figurinista Marília Carneiro. Mas os atores precisam concordar e ficar à vontade. Por exemplo, as camisas do Nelito eu pedia para cortar no comprimento e ajustar.


Moacir de Oliveira, de Mogi das Cruzes, fala:Quando você volta a fazer novelas?

Taumaturgo Ferreira15:15:09
Roseli, eu gostei de "Anos Dourados", "Celebridade" e "Araponga". Mas a que eu mais gostei foi "O Cravo e a Rosa", pois além de considerar a novela uma obra-prima, eu gosto de interpretar personagens puros e ingênuos. E também tinha oportunidade de fazer cenas de humor e dramáticas.



Vanessa, de Porto Alegre, diz: Você prefere fazer novelas ou minisséries? Para o ator as duas são muito diferentes?



Luciana, eu sempre desenhei desde garoto e nos anos de 1997 e 98, eu não trabalhei como ator. Então, tive tempo de retormar o desenho e a pintura, que eram coisas que fazia quando mais jovem.



Edmundo diz: Você fez curso de teatro? Acha que o bom ator não precisa de aulas ou acredita em ensino?


Taumaturgo Ferreira15:16:58
Moacir, só Deus sabe quando voltarei a fazer novelas.



Vanessa, eu prefiro qualquer coisa. Para mim, tanto faz teatro, cinema ou televisão. Gostar do personagem para mim é o mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário